Saiba por que a Segurança do Trabalho pode aumentar a produtividade


Não há como negar a relação entre a produtividade de uma empresa e a segurança do trabalho. Isso porque, quanto mais seguro é um ambiente, menor é o número de acidentes e de doenças ocupacionais, consequentemente diminuindo também os afastamentos e os gastos com empregados licenciados. Quando o índice de abstinência é alto, significa que a produtividade será baixa, já que se está pagando por um trabalhador que não está produzindo.

Assegurar a saúde física e psicológica dos empregados é fundamental para criar um ambiente de trabalho que contribuía positivamente para a produtividade.

Assegurar a saúde física e psicológica dos empregados é fundamental para criar um ambiente de trabalho que contribuía positivamente para a produtividade.

Como garantir a segurança do trabalho na sua empresa?

Atender aos requisitos legais de segurança e saúde de trabalho é uma obrigação dos empregadores para garantir que as atividades dos funcionários sejam exercidas de uma maneira segura e saudável. Para isso, é preciso utilizar procedimentos e programas eficazes na prevenção de riscos.

Entre algumas das importantes providências que devem ser tomadas, está a de educar tanto os empregados quanto os empregadores, ensinando desde a utilização certa dos equipamentos até a higiene do serviço em questão.

envolver-gestão-e-empregados-na-seguranca-no-trabalho

A prevenção é a melhor forma de se reduzir riscos e evitar acidentes de trabalho, portanto, uma inspeção regular é outro fator essencial para ser realizado. Essa inspeção também deve garantir que os empregados sigam as políticas de segurança que foram elaboradas – levando-os a criar um sentimento de responsabilidade, ou seja, se comprometendo a produzir com qualidade o serviço para o qual foram contratados. Leia mais neste artigo O que são e para que servem as Inspeções de Segurança?.

 

Entre outras medidas para a identificação de riscos, é sempre importante citar o mapa de risco, a importância do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA e, é claro, o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI, quando necessário.

 

Sendo assim, assegurar a saúde física e psicológica dos empregados é fundamental para criar um ambiente de trabalho que contribuía positivamente para a produtividade. Não só isso, mas certifica que a qualidade dos produtos/serviços das empresas e a motivação e satisfação geral dos indivíduos envolvidos.

botao-fap

Autor: Reginaldo Pedreira Lapa
Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho
Diretor da RISKEX

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *