ISO 45001: Norma internacional para segurança e saúde do trabalho

Com o ISO 45001, ficamos ainda mais próximos de criar uma mentalidade e uma cultura de segurança, dando a devida importância às soluções eficazes para melhorar as gestões.

A saúde e a segurança ocupacional é e sempre deve ser uma prioridade em qualquer lugar do mundo, pois as consequências de acidentes com funcionários podem ser devastadoras. São mais de 6.300 mortes por dia com acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. Isso, em um ano, significa aproximadamente 2.3 milhões de fatalidades. Sem contar com os mais de 300 milhões de acidentes que não são fatais, que, obviamente, também devem ser levados a sérios e prevenidos.

A saúde e a segurança ocupacional deve ser uma prioridade em qualquer lugar do mundo, pois as consequências de acidentes com funcionários podem ser devastadoras.

A saúde e a segurança ocupacional deve ser uma prioridade em qualquer lugar do mundo, pois as consequências de acidentes com funcionários podem ser devastadoras.

Pensando nisso, a Organização Internacional da Normalização (ISO) anunciou que o projeto ISO 45001: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho foi aprovado pelos membros participantes de seu desenvolvimento. Seu objetivo é o de melhorar o desempenho da segurança, ou seja, o padrão foi desenvolvido para ser integrado aos sistemas de gestão de riscos já existentes dentro das empresas a fim de complementá-los em relação à segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores. Leia mais sobre 4 erros comuns para evitar na gestão de riscos em segurança.

É um projeto que visa ajudar as organizações, não importa o tamanho – é a norma do futuro! São mais de 70 países envolvidos na criação desta fundamental norma para os sistemas de gestão da segurança e saúde ocupacional.

O presidente da comissão, David Smith, explica: “A implementação de um forte sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional ajuda as organizações a reduzir acidentes e problemas de saúde, evitar dispendiosas ações penais, talvez até mesmo reduzir os custos de seguro, bem como criar uma cultura de positividade na organização, quando o seu as pessoas veem que suas necessidades estão sendo levados em conta.  A ampla adoção da ISO 45001 deve reduzir as histórias de horror os meios de comunicação da má gestão de OHS – Occupational Health and Safety que levam à perda de vida, lesão e desastres de grande escala, como pode ser visto em todo o mundo.”

O uso da ISO 45001 é destinado a qualquer organização, seja qual for a sua dimensão ou natureza do trabalho, e estará disponível ainda neste ano. O projeto pode e deve ser integrado a outros programas de saúde e segurança já recorrentes das empresas!

botao-motivar-treinamento

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Reginaldo Pedreira Lapa
Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho
Diretor da RISKEX

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *