Os benefícios da ginástica laboral para um ambiente de trabalho

Os benefícios da ginástica laboral para um ambiente de trabalho são evidentes e funcionam muito bem em qualquer corporação, além de promover uma melhor interação entre os colaboradores.

Quanto o empregado trabalha constantemente, sem as devidas pausas, está muito suscetível a várias consequências físicas e psicológicas que podem ser significativas para a sua segurança e saúde. O trabalho que exige uma constante produtividade faz com que os funcionários se empenhem além da conta em ser um bom profissional, muitas vezes deixando de lado a sua própria saúde física e mental. Tratamos o risco ergonômico no artigo Entenda o que são os riscos ergonômicos no trabalho. Vale a leitura.

Uma solução bastante prática e simples que visa manter um bom ambiente de trabalho e reduzir os afastamentos por problemas de saúde é a ginástica laboral.

São momentos em que as empresas permitem que os trabalhadores relaxem e façam algumas atividades físicas leves. A ginástica laboral possui, geralmente, as seguintes técnicas: alongamento, compensação dos músculos, respiração, reeducação postural, controle e percepção corporal.

Conheça 8 benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho:

  1. Previne doenças laborais

O trabalho excessivo, posturas inapropriadas e atividades repetitivas podem ter como consequência diversas doenças laborais, como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Com uma rotina de atividades físicas e alongamentos durante a ginástica laboral, é possível prevenir esses riscos relacionados às atividades ocupacionais.

  1. Melhora a produtividade

Não é porque os funcionários gastarão um pouco de tempo na ginástica laboral que isso significa que estarão prejudicando os seus serviços. Muito pelo contrário, pois as pausas feitas durante a jornada de trabalho irão proporcional bem-estar e um aumento no foco dos trabalhadores. Com isso, eles se sentirão melhor, mais concentrados e se comprometerão com a produtividade. Leia nosso artigo que fala sobre Por que a Segurança do Trabalho pode aumentar a produtividade.

Uma solução bastante prática e simples que visa manter um bom ambiente de trabalho e reduzir os afastamentos por problemas de saúde é a ginástica laboral.

Uma solução bastante prática e simples que visa manter um bom ambiente de trabalho e reduzir os afastamentos por problemas de saúde é a ginástica laboral.

  1. Diminui os afastamentos

Os afastamentos por problemas de saúde são bem comuns entre as empresas. Porém, com a ginástica laboral, é possível aumentar a atenção a essa questão e, ao mesmo tempo, reduzir custos que o empregador precisa arcar com os tributos financeiros por causa de acidentes e os próprios afastamentos.

  1. Reduz o sedentarismo

O sedentarismo é responsável por diversas doenças e pode até causar perda flexibilidade articular. A ginástica laboral diminui o sedentarismo e, de quebra, ainda reduz o estresse, a depressão e a ansiedade que a rotina de trabalho pode causar.

  1. Melhora o condicionamento físico e diminui a fadiga

Mesmo contendo exercícios leves e simples, voltados principalmente para o alongamento do corpo, a respiração e a compensação muscular, a ginástica laboral melhora sim o condicionamento físico dos trabalhadores. Ela promove uma maior flexibilidade, força, coordenação, ritmo e resistência, dando disposição para a jornada de trabalho. Como consequência, há também a redução da fadiga ao final do expediente, tanto física quanto mental.

  1. Alivia as tensões

O fortalecimento dos músculos e o alongamento têm o potencial de aliviar tensões causadas pelas atividades do trabalho. A cobrança por resultados e o comprometimento dos funcionários tendem a se sentirem sobrecarregados, portanto, a ginástica laboral atua nisso, aliviando possíveis dores e criando um ambiente mais agradável.

  1. Melhora a autoestima

Os exercícios são importantes também para melhorar a autoestima, mesmo quando feitos apenas no ambiente de trabalho. São benefícios psicológicos que suportam diretamente a manutenção da saúde e qualidade de vida das pessoas.

  1. Cria um convívio melhor

Por último, vale a pena destacar que a ginástica laboral cria uma maior interação entre os funcionários, melhorando o convívio entre eles e se tornando algo muito divertido. Engana-se quem pensa que isso não faz diferença, pois um ambiente de trabalho agradável não deixa de fazer parte da saúde mental dos trabalhadores!

FONTE: INBEP

botao-motivar-treinamento

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Reginaldo Pedreira Lapa
Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho
Diretor da RISKEX

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *