Medidas para controlar a poluição atmosférica

Poluição atmosférica é qualquer emissão que resulte na alteração da atmosfera. Seus riscos e impactos para o meio ambiente e saúde humana podem ser fatais.

A poluição atmosférica começou a ser percebida com o tempo assim que as pessoas passaram a viver em centros urbanos com grande densidade populacional. Pode-se dizer que foi mais ou menos a partir da Revolução Industrial, quando o carvão mineral começou a ser utilizado como fonte de energia. Além da poluição atmosférica, tratamos o problema do lixo urbano no artigo Entenda a classificação de resíduos e seus riscos.

Quaisquer emissões que resultem na alteração da atmosfera são consideradas poluições atmosférica. Seus riscos e impactos para o meio ambiente e para a saúde humana podem ser fatais, portanto, devem ser tratados com seriedade por todos nós. Mas como controlar a poluição do ar?

Medidas indiretas para controlar a poluição atmosférica

Impedir a geração do poluente: para impedir a geração do poluente, existem duas opções: substituir as matérias-primas e reagentes ou, então, mudar os processos e operações. Na primeira, elimina-se a adição de chumbo tetraetila na gasolina, usa-se resina sintética ao invés de borracha na fabricação de escovas de pintura, etc. Já na segunda alternativa, utiliza-se de operações contínuas automáticas, sistemas completamente fechados, condensação e reutilização de vapores (indústria petrolífera), processos úmidos ao invés de secos, etc.

Quaisquer emissões que resultem na alteração da atmosfera são consideradas poluições atmosférica. Seus riscos e impactos para o meio ambiente e para a saúde humana podem ser fatais.

Quaisquer emissões que resultem na alteração da atmosfera são consideradas poluições atmosférica. Seus riscos e impactos para o meio ambiente e para a saúde humana podem ser fatais.

 

Diminuir a quantidade dos poluentes: a fim de se reduzir a quantidade de poluentes produzidos, é necessário tomar algumas providências. Entre elas, estão: operar os equipamentos dentro de suas capacidades nominais, realizar uma boa operação e manutenção dos equipamentos de produção, adequar o armazenamento de materiais pulverulentos, mudar os processos, equipamentos, operações e combustíveis.

 

Diluição através de chaminés elevadas: neste caso é, preciso se atentar para os fatores relacionados ao processo, a fonte produtora dos poluentes e as condições meteorológicas.

 

Planejamento territorial: com um planejamento territorial, a localização pode ser melhor definida para diminuir o impacto da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde humana, considerando a densidade populacional do entorno, a velocidade de dispersão, o sentido dos ventos, etc,.

 

Medidas diretas para controlar a poluição atmosférica

Tratamento dos poluentes: uma das medidas diretas é a concentração dos poluentes ainda na fonte para posterior tratamento antes de lançá-los para a atmosfera.

Equipamentos de Controle de Poluição do Ar (EPC): como o próprio nome já diz, esses equipamentos têm a função de controlar a emissão de poluentes na atmosfera. Eles são classificados em de acordo com o estado físico do poluente a princípio. Depois, essa classificação envolve alguns parâmetros, como o mecanismo de controle, o uso ou não da água, etc.

Equipamentos de controle de material particulado: coletores secos, coletores mecânicos inerciais e gravitacionais, coletores mecânicos centrífugos (ciclones), receptadores dinâmicos secos, filtro de tecido (filtro-manga), precipitador eletrostático seco, etc.

Coletores úmidos: torre de spray (pulverizadores), lavador ciclônico, lavador de gases, lavadores de leito móvel, etc.

Equipamentos de controle para gases e vapores: adsorventes, absorventes, incineração de gás com chama direta, incineradores de gás catalíticos, tratamento biológico, etc.

botoes-gatilho-riskex-grande

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AuAutor: Reginaldo Pedreira Lapa
Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho
Diretor da RISKEX

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *