Investimento em sustentabilidade gera lucro e valor às empresas


Investimento em sustentabilidade é algo importante a ser realizado pelas empresas, de forma responsável e constante.

Os consumidores têm mostrado cada vez mais interesse pelo tema sustentabilidade, estando mais exigentes também em relação ao papel social e ambiental de seus fornecedores.

O mundo corporativo, por sua vez, está ciente dessa transformação e cada vez mais atento em dar importância às políticas de sustentabilidade, mas sem, é claro, abrir mão de seus resultados financeiros. Atualmente, quanto maior a empresa, mais intenso deve e tende a ser seu comprometimento com as questões ambientais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Green Brands Global Survey em 2009, 73% dos brasileiros já planejavam aumentar seus consumos com produtos e serviços verdes, sendo que 28% deles não se importava em gastar até 30% a mais para isso. São dados mais antigos, mas ainda relevantes nos dias de hoje em que o assunto está sempre em alta e estamos cada vez mais rigorosos com as empresas quando o tema são impactos ambientais.

De acordo com Iêda Patricio Novals, que na época era a diretora corporativa da BDO (quinta maior rede de contabilidade no mundo), é nesse momento que as empresas têm a necessidade de comprovar suas ações por meio de “balanços sustentáveis“. Para ela, não adianta destinar recursos para boas práticas sociais e ambientais se não as comprovar de maneira palpável, séria e confiável. “Quem quer se firmar nesse novo mercado e atrair a atenção dos fundos verdes não pode abrir mão de auditar os programas e realizar balanços precisos dos seus resultados.”

As empresas que fazem medições de ações de sustentabilidades voltadas aos stakeholders saem em vantagem quando se trata de disputar investimentos internacionais – tornando as suas ações muito valorizadas em função da sustentabilidade.

As empresas que fazem medições de ações de sustentabilidades voltadas aos stakeholders saem em vantagem quando se trata de disputar investimentos internacionais – tornando as suas ações muito valorizadas em função da sustentabilidade.

Sustentabilidade é fator essencial para a competitividade no mercado

Responsabilidade social e ambiental nos dias de hoje é uma das exigências impostas pelas instituições financeiras ao redor do mundo. As empresas que fazem medições de ações de sustentabilidades voltadas aos stakeholders saem em vantagem quando se trata de disputar investimentos internacionais – tornando as suas ações muito valorizadas em função da sustentabilidade.

Na época, cerca de 100 empresas brasileiras publicavam algum de relatório de sustentabilidade e todas possuíam uma diferenciação em preço de ação.

“Uma companhia que enfrenta uma porção de processos trabalhistas ou é suspeita de explorar a mão de obra infantil ou poluir o meio ambiente sequer tem chances de obter qualquer tipo de benefício ou investimento”, explica Iêda Novais.

“Por outro lado, o investimento feito em qualificação profissional de jovens em situação de risco de comunidades do entorno de uma fábrica ou a implementação de mecanismos para o reuso da água e a redução de perdas de matéria-prima em processos de manufatura podem se traduzir em ganhos institucionais e financeiros para as companhias.”

É uma tendência que já vem se consolidando há muitos anos, com os sistemas de controles internos sendo cada vez mais aperfeiçoados, além de a definição e o acompanhamento das ferramentas de estratégia para a gestão de riscos sendo feita com mais transparência e credibilidade.

O Brasil também mostra sinais de que está ciente dos conhecimentos e das aplicações financeiras sustentáveis. A ex-diretora corporativa da BDO ainda afirmou: “Tratamos o assunto com muita tranquilidade e autoridade. No Brasil, os relatórios de sustentabilidade – e a incorporação dessa cultura – têm tido uma rápida evolução”.

Fonte: Jornal do Comércio

botoes-gatilho-riskex-grande

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Reginaldo Pedreira Lapa
Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho
Diretor da RISKEX

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *