Compliance: o que é, seus benefícios e como aplicar

Nos últimos anos, é perceptível o aumento da preocupação com casos de não-conformidade com as normas envolvendo corporações, tanto em nível nacional quanto internacional. Por esse motivo, existe uma tendência de implementação de programas de Compliance nas empresas, com o objetivo de evitar possíveis fraudes, casos de corrupção e outros escândalos que podem prejudicar a imagem da organização.

Nesse cenário, é fundamental conhecer o conceito de Compliance, os benefícios que ele pode trazer para os negócios e como ele pode ser aplicado na prática. 

No artigo de hoje, você aprenderá mais sobre o Compliance e, assim, poderá avaliar a possível implementação de um programa na sua empresa. Vamos lá? Continue a leitura!

O que é compliance

A palavra Compliance é derivada do verbo inglês “to comply“, que significa estar em conformidade. 

Ela é utilizada, no contexto das empresas, para se referir à conformidade com relação às normas aplicáveis, incluindo leis, normas técnicas e políticas internas da própria corporação.

Esse conceito de Compliance começou a ser adotado no Brasil em 1990. Porém, na época, ainda não havia muitas empresas investindo em um programa. Afinal, ele não era considerado uma prioridade. 

Entretanto, após a promulgação da Lei n. 12.846, denominada Lei Anticorrupção, em 2013, o Compliance tornou-se mais importante para as empresas. 

O motivo é que essa lei prevê que as organizações que contam com um programa de Compliance adequado podem receber sanções mais leves se forem ligadas a casos de corrupção.

Hoje, é possível reconhecer que há várias outras vantagens para as empresas que tornam o Compliance uma prioridade.

Tipos de Compliance

Existem diversos tipos de Compliance, de acordo com o foco da conformidade. Veja alguns dos principais: 

  • empresarial: o tipo mais geral, que tem o objetivo de prevenir possíveis não-conformidades de maneira ampla na corporação.
  • trabalhista: que tem o objetivo de estabelecer regras internas para todos os colaboradores da empresa, para garantir que eles estejam alinhados com as normas aplicáveis ao negócio e os valores da organização.
  • fiscal: que tem o objetivo de garantir a transparência nas finanças e o cumprimento das normas da Receita Federal e demais órgãos reguladores fiscais.
  • tributário: que tem o objetivo de assegurar que as obrigações da empresa em relação ao recolhimento dos tributos sejam cumpridas adequadamente.

Benefícios do Compliance

Prevenção de Riscos

A legislação impõe uma série de obrigações às empresas e seus gestores. O descumprimento dessas obrigações pode gerar sanções legais. Assim, o Compliance é uma ferramenta que tem o objetivo de evitar essas sanções.

As empresas associam as atividades de Compliance com um ônus, pois é necessário investir na implementação do programa, por exemplo, realizando a contratação de uma equipe especializada.

Porém, na realidade, os retornos obtidos a partir desse investimento são muito mais relevantes do que os gastos, especialmente em longo prazo. Afinal a empresa afasta o risco de problemas graves e que podem pesar muito mais na conta do negócio. 

Aumento da produtividade da equipe

Quando uma empresa investe em Compliance, os colaboradores se sentem satisfeitos e seguros para trabalhar no negócio. Afinal, se a empresa se preocupa em manter a conformidade com as normas aplicáveis, indiretamente assegurará também o bem-estar dos colaboradores.

Além disso, os profissionais também esperam trabalhar em uma empresa responsável, que seja compatível com seus próprios valores morais e éticos.

Implementar um programa de Compliance é uma forma de demonstrar responsabilidade. Esse fator trará maior motivação, produtividade e engajamento da equipe.

Otimização da eficiência operacional 

A partir do momento em que a empresa estabelece processos voltados a garantir o cumprimento das normas aplicáveis, a maior eficiência operacional passa a ser um resultado natural. 

Isso acontece porque, em geral, o descumprimento das normas não apenas expõe a organização ao risco de sanções legais, mas também prejudica o andamento das atividades do negócio.

Ao implementar um programa de Compliance na empresa, torna-se possível mapear riscos de descumprimento das normas e identificar casos de não-conformidade. Assim, a gestão poderá atuar em duas frentes: preventiva e corretiva.

O resultado é que, no dia a dia, as atividades serão efetivamente desempenhadas de acordo com a forma como elas foram planejadas, otimizando o desempenho do negócio. 

Dessa forma, seus números serão mais favoráveis ​​em termos de rentabilidade e concorrência.

Correção efetiva de não-conformidades

Quando ocorrem casos de não-conformidade dentro de uma organização, além das possíveis sanções legais, ela pode também sofrer sanções do mercado.

Isso significa que haverá insatisfação dos clientes, parceiros, fornecedores, acionistas e outras pessoas ligadas à empresa. Essas pessoas podem se afastar do negócio, causando importantes perdas financeiras diretas e indiretas.

Por meio da implementação de um programa de Compliance, é possível identificar e solucionar rapidamente os casos de não-conformidade que não puderem ser evitados. 

A equipe de Compliance está preparada para lidar com essas situações e, assim, assegurar que a reputação da organização sofra menos danos e que suas relações não sejam prejudicadas.

Desenvolvimento de Vantagem Competitiva

A competição no mercado está cada vez mais acirrada, com mais empresas disputando a atenção dos consumidores e cada um dos concorrentes buscando apresentar vantagens que os coloquem em posição de destaque. O programa de Compliance pode ser essa vantagem.

As empresas que adotam o Compliance desenvolvem um diferencial que logo será reconhecido no mercado. 

Afinal, os consumidores já não compram mais com base apenas no preço ou qualidade do produto, mas avaliando a governança corporativa, social e ambiental das empresas. 

O programa de Compliance demonstra, justamente, a preocupação da sua empresa com a governança. Como consequência, ele traz uma vantagem competitiva significativa em relação à concorrência, principalmente, frente a outros negócios que ainda não implementaram um programa.

Como aplicar Compliance nas empresas

Depois de mencionar todos os benefícios, não há dúvidas de quanto sua empresa pode ganhar com a implementação do programa de Compliance. Pensando nisso, acompanhe a seguir algumas dicas para aplicá-lo na sua empresa.

Demonstre a importância e necessidade do Compliance

Os gestores de empresas, em sua maioria, já perceberam que o consumidor moderno prioriza as corporações que se preocupam com as pessoas ligadas diretamente a ela, à sociedade em geral e ao meio ambiente. 

Portanto, entenderam a importância e necessidade do Compliance, que demonstra essa governança.

No entanto, isso não significa que todos os funcionários da sua empresa tenham essa mesma percepção. E, se eles não entenderem o porquê um programa de Compliance é essencial, eles não vão apoiar sua implementação.

Por isso, a primeira medida para aplicar o Compliance na sua empresa com sucesso é garantir que não apenas a alta administração, mas todos que fazem parte da organização, entendam os motivos por trás dessa mudança.

Realize análises de riscos

Para implementar o Compliance, também é necessário realizar uma análise de riscos, visto que o resultado dessa análise permitirá entender quais desafios a corporação enfrenta em relação à não-conformidade com normas. 

Com isso, será mais fácil estruturar um plano de ação para mitigar esses riscos, priorizando os problemas mais urgentes e importantes.

Além disso, na análise já será possível reconhecer alguns casos de não-conformidade que podem estar em andamento, e agir rapidamente para resolvê-los. 

Portanto, é imprescindível que as organizações façam um mapeamento cuidadoso das atividades da empresa e dos riscos associados a cada uma delas. Dessa forma, é possível tomar ações efetivas de adequação e sistematizar essas mudanças nos processos de cada departamento.

Estabeleça políticas internas de ética e conduta

A implementação de políticas internas de ética e conduta na corporação favorece o Compliance, pois, no momento em que assinam essas políticas, os funcionários tomam conhecimento da maneira como devem agir em cada situação. E, ao mesmo tempo, assumem o compromisso formal de seguir essas instruções. 

Assim, as políticas internas são uma ferramenta fundamental para aumentar o nível de conformidade da empresa com normas externas. 

Além disso, já que o comportamento ético é fundamental nas relações humanas, elas também colaboram para um melhor relacionamento entre colaboradores, clientes, fornecedores e outras pessoas de interesse ligadas à empresa.

As políticas de ética e conduta são recomendadas para empresas de todos os portes e segmentos de atuação, mesmo aquelas com uma equipe enxuta, pois ajudam a torná-las mais colaborativas internamente e competitivas em relação ao mercado.

Adotar Treinamentos e Canais de Denúncias

Para aplicar o Compliance na sua empresa, também é recomendável realizar treinamentos, capacitando os colaboradores para entender as normas externas que se aplicam ao seu trabalho e evitar a não-conformidade.

Outra ferramenta interessante da qual a empresa pode se beneficiar são os canais de denúncias anônimas. Por meio desses canais, os funcionários podem relatar casos que tenham observado, fornecendo informações valiosas à equipe de Compliance. 

A equipe, então, dará andamento ao processo de investigação interna e tomará as medidas necessárias.

Esses relatos são importantes, porque os colaboradores estão em posição privilegiada para reconhecer as não-conformidades. Com a possibilidade de fazer denúncias sem se identificar, a equipe vai se sentir menos vulnerável a possíveis retaliações e mais aberta a se manifestar.

O programa de Compliance pode ser considerado, hoje, indispensável para as empresas que querem evitar riscos de sanções jurídicas e administrativas. Além de aumentar a produtividade da equipe, otimizar a eficiência operacional e conquistar uma vantagem competitiva.

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