Limite de Exposição Ocupacional (LEO): o que é e quais os tipos?

Quando se trata de normas de medicina e segurança do trabalho, um conceito fundamental é o Limite de Exposição Ocupacional (LEO). Ele deve ser observado na adoção de medidas pela empresa, mas ainda gera muitas dúvidas.

Em grande parte, ele é resultado dos estudos sobre doenças ocupacionais, que ajudaram a estabelecer parâmetros sobre os riscos existentes e os limites que precisam ser observados para assegurar a saúde e integridade dos colaboradores.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, continue a leitura e entenda o que é o Limite de Exposição Ocupacional (LEO) e seus tipos!

O que é Limite de Exposição Ocupacional (LEO)?

O LEO se refere aos valores padrões, definidos por uma regulamentação específica, que determina os níveis de exposição a agentes nocivos que não seriam suficientes para prejudicar a saúde. Assim, é importante que as empresas observem o limite para garantir a proteção dos trabalhadores. 

Para entendê-los, existem duas normas fundamentais:

  • Norma Regulamentadora 15 (NR-15), que detalha os limites em seus anexos;
  • o texto da American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH): utilizada como base para a NR-15, é atualizada anualmente e deve ser usada diante de omissões.

Relação com higiene ocupacional

A higiene ocupacional atua na prevenção, reconhecimento, avaliação e controle de riscos do ambiente de trabalho que tenham o potencial de causar doenças. No momento em que as ameaças são avaliadas, o conceito de LEO se torna essencial.

Isso porque, além de identificar os riscos existentes, é necessário verificar os níveis em que eles se apresentam. A partir disso, será possível determinar medidas de segurança e proteção visando reduzir os impactos dos agentes prejudiciais à saúde dos colaboradores.

Quais são os tipos de Limite de Exposição Ocupacional?

Ao tratar dos limites de exposição ocupacional, é essencial entender que ele pode ser de diferentes tipos. Veja só:

  • Média Ponderada no Tempo: usado para definir os limites em relação aos trabalhadores que se expõem de maneira contínua aos riscos;
  • teto: trata de um limite que não deve ser atingido em nenhum momento da jornada;
  • STEL: traz um limite de curta duração para prevenção de efeitos agudos que a exposição prolongada poderia trazer;
  • valor máximo e pico: trata da multiplicação do limite de tolerância por um fator de desvio previsto na NR-15, ajudando a identificar as exposições máximas;
  • limites de superfície: se refere aos casos em que há substâncias prejudiciais nas superfícies de trabalho e que podem ser absorvidas pela pele.

Em complemento, quando não há dados suficientes no LEO, é possível recorrer ao Occupational Exposure Banding (OEB), ou faixa de exposição ocupacional. Nesse caso, há maior aplicação quando há relação com produtos químicos, possibilitando um melhor controle na ausência de regras específicas.

Quais cuidados adotar em relação aos dados referentes ao LEO?

Após aprender o que é Limite de Exposição Ocupacional, é possível perceber sua importância no dia a dia da empresa. Portanto, é preciso adotar algumas medidas para garantir a aplicação das determinações legais e proteger a saúde dos funcionários. Conheça as principais:

  • faça o mapeamento de riscos no ambiente de trabalho;
  • identifique os tipos de limites que devem ser observados na sua empresa;
  • tenha suporte de uma empresa especializada para realizar as análises;
  • elabore os documentos necessários com base nos dados coletados;
  • faça atualizações frequentes na documentação;
  • adote medidas para reduzir os níveis de exposição ou eliminar riscos.

Para facilitar a gestão de riscos, também vale a pena contar com uma solução especializada, como a Riskex, que conta com um módulo de avaliação de riscos quantitativa e qualitativa que soluciona esse tipo de necessidade de maneira rápida, segura e eficaz. Nossa plataforma de gestão em nuvem é focada em segurança do trabalho, atendendo a todos os requisitos da legislação específica para que sua empresa tenha mais praticidade ao implementar as medidas necessárias.

Agora que você sabe o que é o Limite de Exposição Ocupacional (LEO), seus tipos e os cuidados que devem ser adotados em relação aos dados, organize-se para implementar essas soluções. Assim, é possível proteger os trabalhadores e reduzir os riscos de doenças ocupacionais.

Que tal conhecer uma solução para auxiliar nessa medida? Acesse nosso site e agende uma demonstração da plataforma de Gestão de Riscos da RISKEX para sua empresa!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *