Confira o passo a passo para elaborar uma análise de risco eficiente

A análise de risco está entre as principais atividades da segurança do trabalho. A partir dela, identificamos as condições perigosas e levantamos quais são as suas circunstâncias. 

Com tudo documentado, geramos conhecimento para diversos processos, como compra de EPIs, projetos de implementação de medidas de controle, planos de ação e treinamentos. Portanto, o conhecimento dos riscos ocupacionais deve abranger situações que geram prejuízo imediato e potencialmente perigosas. Com isso, deixaremos de ser apenas reativos para também prevenir acidentes e doenças causadas no ambiente de trabalho.

Sendo assim, a análise de risco é um tema muito importante e você pode se beneficiar bastante ao aplicá-la na sua empresa. Continue a leitura deste conteúdo e confira o passo a passo para fazer uma pesquisa eficiente dos riscos da sua organização!

Conheça as rotinas de trabalho

O ponto de partida é definir em quais itens a análise de risco será aplicada. Para isso, precisamos conhecer os processos, fluxos de trabalho existentes, suas etapas, equipamentos, materiais, tarefas e pessoas envolvidas.

Na prática, existem diversas formas de mapear uma rotina de trabalho. Uma das mais interessantes é levantar informações sobre os 6Ms, utilizados no Diagrama de Ishikawa:

  • máquina — equipamentos, computadores, ferramentas, entre outros;
  • materiais — insumos, matéria-prima e produtos;
  • mão de obra — colaboradores que participam das atividades;
  • meio ambiente — contexto em que a rotina está inserida;
  • método — modelos de trabalho e processos adotados;
  • medida — ordens e decisões adotadas.

As informações podem ser dispostas em fluxogramas, gráficos de espinha de peixe, plantas do ambiente ou outro recurso visual que facilite sua análise.

Outra forma ainda mais eficiente seria utilizando um software mobile que realiza o mapeamento dos riscos ocupacionais. Nesse caso você pode conhecer um pouco mais esta ferramenta solicitando uma demonstração da ferramenta da Riskex.

Mapeie o ambiente de trabalho

Um ponto importante é que as rotinas de trabalho acontecem em um ambiente, e, ao lado dos comportamentos inseguros, temos as condições que representam riscos, que normalmente são visualizadas a partir das energias envolvidas com a condição de perigo. 

Por isso, a definição da sua análise de risco deve mapear todas as energias envolvidas, condições perigosas existentes, bem como as circunstâncias que o colaborador fica exposto a essa condição.

Identifique os riscos ocupacionais

Na prática, você deve observar o ambiente, identificar as energias potencialmente danosas e as rotinas em busca das condições perigosas originadas por essas energias. Para isso, adotamos diversos procedimentos:

  • inspeções de trabalho e mapeamento das condições perigosas;
  • aconselhamento com especialistas;
  • pesquisa junto aos colaboradores;
  • reuniões de equipe;
  • obtenção de informações com a CIPA.

Os riscos observados podem ser diversos, porém os mais comuns são: riscos de acidentes, riscos ergonômicos, agentes biológicos, físicos e químicos.

Liste as medidas preventivas

Posteriormente, levante quais são as medidas preventivas que já são adotadas no ambiente de trabalho e seus objetivos. É importante avaliar se elas vêm se mostrando efetivas para atenuar ou mitigar os riscos, bem como levantar novas melhorias que possam ser implementadas como novas medidas de controle diante de erros ou novas informações.

Defina os indicadores de saúde e segurança no ambiente

O processo também abrange fixar os indicadores-chave pelos quais serão avaliados o sucesso e o insucesso da prevenção de riscos. 

Normalmente, esses indicadores de desempenho se referem à quantidade e frequência das ocorrências, que, quanto menores, mais próximos estamos da direção certa. Porém, é muito importante adotarmos critérios de avaliação e uma matriz de risco adequada à realidade da empresa. 

Nesse caso pode ser utilizado a ferramenta de gestão da Riskex que realiza a avaliação de risco de maneira objetiva, em que a avaliação de cada condição perigosa é feita por meio de variáveis com critérios específicos e padronizados gerando uma avaliação de risco mais objetiva e fidedigna em termos de valoração do risco.

Desta forma a empresa economiza recursos financeiros criando apenas planos de ação para projetos e medidas de controle, exatamente nos pontos onde o risco foi avaliado, como: intolerável ou substancial. Além disso, evita-se perdas com indenizações devido a ocorrências de incidentes ou acidentes graves que poderiam estar subjetivamente avaliados como Trivial e controlados.

Elabore o mapa de riscos

Organize os riscos encontrados em uma planta representativa do ambiente de trabalho. 

Nela, as condições potencialmente perigosas são indicadas com círculos preenchidos por cores, conforme a Portaria 25 de 1994 do Ministério do Trabalho:

  • vermelho — riscos químicos;
  • azul — risco de acidente
  • marrom — risco biológico;
  • verde — risco físico;
  • amarelo — ergonômico.

Esse mapa facilita tanto a adoção de medidas preventivas e do plano de ação, como a conscientização dos colaboradores. Afinal, é mais fácil entender uma disposição visual do que listagens e tabelas.

Divulgue para equipe envolvida nos processos

O último passo é apresentar a documentação para os profissionais que dependem das informações para tomar decisões e implementar medidas. As consequências posteriores à análise de risco dependem do tipo de avaliação:

  • proativa;
  • preventiva;
  • reativa.

Um desafio das etapas apontadas é gerir o volume de informações levantadas, com eficiência, para produzir conhecimento. É preciso que os dados sejam organizados e disponibilizados de maneira simples e compreensível para os profissionais de segurança e demais envolvidos.

Atualmente, o investimento em tecnologia é a solução para reduzir a burocracia, automatizar tarefas e gerir essas informações. Com o software de gerenciamento de riscos da RISKEX, conseguimos integrar todos os processos, permitindo o acompanhamento dos riscos, medidas e ações em uma única plataforma.

Clique aqui para agendar uma demonstração da plataforma de gestão de Riscos da RISKEX!

Na Riskex, o software de gestão de riscos é oferecido por meio da computação em nuvem. Assim, a implementação é imediata, sem a necessidade de investimentos caros em infraestrutura de tecnologia da informação, pois a plataforma é acessada por meio da internet.

Com isso, você rapidamente consegue integrar as informações da análise de riscos aos demais processos e disponibilizá-las para todos os interessados. Logo, simplifica a comunicação interna e agiliza as atividades de segurança do trabalho.

Gostou desse artigo? Para conhecer as funcionalidades dessa solução, confira nossos serviços e entenda como podemos ajudar a gestão de riscos da sua empresa!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *