Entenda como a carga emocional impacta no trabalho

As condições do ambiente de trabalho são fundamentais para manter os colaboradores em segurança e com motivação. Isso ajuda a mantê-los saudáveis, evitar acidentes, além de ser um fator para a retenção de talentos. Assim, entre as preocupações da empresa, é preciso considerar a carga emocional.

A saúde mental também é essencial para o bom desempenho dos trabalhadores e para o cumprimento de todas as normas de segurança do trabalho. No entanto, muitas vezes os gestores não estão cientes sobre os impactos que isso proporciona. 

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para mostrar os impactos da carga emocional no trabalho e a importância de dar atenção a esse fator. Confira!

O que compõe a carga emocional no trabalho?

A carga emocional do trabalho se refere a todos os agentes que podem afetar a saúde mental do trabalhador. Ou seja, ela engloba a:

  • ansiedade;
  • carga de trabalho;
  • nível de satisfação;
  • ambiente de trabalho;
  • relacionamento com superiores e colegas. 

Questões como definição de metas, cobranças realizadas, postura ao dar e receber feedbacks, por exemplo, podem influenciar esse fator. Assim, geram situações de estresse, insatisfação, baixo desempenho e outros elementos prejudiciais à rotina do trabalhador e da própria empresa. 

Por que é importante ter atenção à carga emocional?

Existem dois grandes motivos para dar atenção a essa questão. A primeira é que uma carga emocional adequada — que evita sentimentos ruins, estresse e o desenvolvimento de problemas que afetem a saúde mental — é essencial para a manutenção de um ambiente apropriado para trabalho. Logo, também auxilia nos resultados obtidos e na retenção de talentos. 

O segundo trata da segurança do trabalho. Vale lembrar que os transtornos psicológicos desenvolvidos pelo trabalhador, em decorrência dessa carga emocional, são considerados acidentes de trabalho. Assim, há responsabilidade da empresa e isso pode gerar riscos à saúde mental do colaborador.

Essas questões fazem com que o tema se torne mais relevante nas empresas. Inclusive, os cuidados em relação à carga emocional fazem parte do conceito de World Class Manufacturing (WCM), ou Manufatura de Classe Mundial.

O WCM trata-se de um conjunto de princípios, técnicas, políticas e conceitos originados no Sistema Toyota de Produção (TPS). Ele é replicado por muitas empresas devido à excelência operacional que consegue promover. 

Na prática, ele é formado por 20 pilares, sendo 10 de caráter técnico e 10 relacionados a fatores gerenciais, que englobam as questões emocionais.  

Como ela pode afetar a produtividade e a qualidade do trabalho?

Ao conhecer o conceito e sua importância, é possível entender de que maneira a carga emocional pode influenciar no desempenho da empresa e na produtividade. 

Porém, para que não restem dúvidas, listamos os principais impactos que ela proporciona: 

  • motivação para o trabalho — o excesso de carga pode gerar insatisfação e deixar os empregados desmotivados;
  • produtividade — quando o ambiente não é agradável, é comum que aconteça uma queda de produtividade;
  • riscos de acidentes — além do desenvolvimento de transtornos psicológicos, isso eleva o risco de acidentes devido à falta de atenção, excesso de estresse e outros problemas, inclusive na adoção de medidas de proteção pela empresa.

Tudo isso também pode afetar os índices de turnover, também conhecido como rotatividade de pessoal, e os resultados do negócio — como os custos envolvidos e os lucros das operações. 

Portanto, vale a pena investir em um controle da carga emocional e no desenvolvimento de um ambiente agradável, além de seguir as normas de segurança do trabalho para prevenir acidentes e outras ocorrências. 

Como medir o nível de carga emocional no trabalho?

Como mostramos, é essencial acompanhar esse indicador na empresa, porém, é comum que surjam dúvidas sobre como fazer isso. 

Nesse caso, você pode contar com o suporte da tecnologia para medir o nível da carga repassada aos colaboradores e agir proativamente, buscando formas de melhorar o fator emocional.

Para isso, uma dica é contar com a solução Emotional Load, da Riskex. Com ela você consegue fazer uma avaliação completa, com apenas um clique, sobre os fatores emocionais ligados a cada tarefa associada.

Assim, são consideradas questões como tipologia da atividade, carga de trabalho, ansiedade e condições do ambiente de trabalho para determinar a carga emocional relacionada. A partir disso, é possível tomar melhores decisões sobre a distribuição das demandas, visando o bem-estar dos empregados.

Como você viu, a carga emocional traz diversos impactos para os colaboradores e, consequentemente, para a empresa. Portanto, é importante implementar práticas que ajudem a controlar o nível imposto, visando a saúde e a satisfação dos trabalhadores.

Quer saber mais sobre como proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e agradável? Acesse o site da Riskex e conheça nossas soluções!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *